sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Natal

Nem me lembro da última vez em que fiquei ansiosa pela noite de Natal. Talvez na infância. Mas em 2009, a ansiedade tomou conta de mim novamente. Seria o primeiro Natal de Catarina, afinal. E realmente foi uma data recheada de presentes e alegrias - mesmo que ela não saiba disso ainda. Os presentes vieram de todos os lados: amigos, padrinhos, tias, tios, vovós... Foram muitas roupinhas, as primeiras bonecas, brinquedos divertidos... Quanta coisa! Deu para ver o quanto minha filhinha é amada por tantos.
Só não foi 100% porque não pude deixar de ficar chateada com a ausência de qualquer carinho por parte do pai da Catarina. Não porque eu acho que essa falta vá fazer alguma diferença na vida dela neste momento, mas abriu-me uma expectativa ruim de que essa não será a primeira ausência e isso sim é um problema. E também porque isso escancarou algo mal resolvido em minha vida.
Tenho medo que Catarina passe pelos mesmos momentos tristes que eu e minha irmã sentimos ao longo de nossa vida proporcionados pelo meu pai. Para ele, eventos infantis eram muito chatos e esteve ausente em alguns. Posso contar nos dedos os presentes que ele comprou sozinho para nós. Também não esteve presente em muitos fatos importantes como primeira comunhão ou minha formatura na Unesp. Pedro está com nove meses e até hoje meu pai não o conheceu pessoalmente. Não tenho dúvidas sobre o amor do meu pai e reconheço que muitas das minhas qualidades foram inspiradas em seu exemplo, como a dedicação aos estudos e a boemia, por exemplo. Mas é impossível ficar indiferente a essa ausência afetiva, que marcou profundamente a mim e a Thais.
Torço muito para que Catarina tenha outra história.

2 comentários:

  1. Realmente um Natal com pai (ou mãe,quando for o caso) é meio traumático em alguns momentos da vida. Tomara que isso não ocorra com a Catarina. Mas mesmo se ocorrer,eu sei que vcs tiram isso de letra....

    ResponderExcluir
  2. Filha, se faça presente é o que eu tenho a te aconselhar... eu não tenho nenhum arrependimento de ter sido pai e mãe prá vcs...
    claro que seria mto melhor se tivesse compartilhado tudo isso com seu pai... infelizmente não deu! Sua filha vai ser muito feliz com vc e tenho certeza que vc vai ter alguem que irá te fazer feliz e pq não a Catarina...pai não é aquele que faz e sim o que cria... deixa isso acontecer!!!!!

    ResponderExcluir