segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O quanto odeio a Beija-Flor

Adoro acompanhar, desde pequenininha, os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Acho que é um espetáculo fantástico e espero um dia conferir isso de perto. Mas em 2010, está difícil assistir algo, já que tenho que dormir cedo por conta de Catarina e porque estou cansadíssima por causa do plantão. Ontem assisti apenas ao desfile da Unidos da Ilha.
Mas hoje acompanhei atenciosamente a cobertura feita pelo Bom Dia Brasil e fiquei irritada novamente com algo que acontece todos os anos: a Globo privilegia a Beija-Flor. A escola de Nilópolis pareceu ter tido o desfile mais sem graça da noite e, mesmo assim, mereceu três chamadas, reportagem separada das outras, e participação de dois membros no estúdio da emissora. Fora as eternas participações nos BBBs e programas da rede. Em tempos de Carnaval, Neguinho da Beija-Flor aparece mais na Globo do que Suzana Vieira.
Não sei a quem esse privilégio todo influencia. Provavlemente aos jurados da Sapucaí, que sempre dão ótimas notas à Beija-Flor, escola que há anos só faz desfile pagos por prefeituras. Mas o público revela outras preferências - mesmo que a Globo não mostre isso claramente. A Mangueira, escola dos maiores mestres da música carioca, continua a ser a preferência nacional. A Portela, embora não ganhe nada há muitos anos, também tem fiéis seguidores, assim como a Mocidade de Padre Miguel com sua bateria irrepreensível. E nos últimos anos, a Unidos da Tijuca tem deixado público e imprensa de queixo caído com a criatividade de Paulo Barros (este ano, o carnavalesco se superou com um show de mágica na comissão de frente). Estão todos tão ansiosos por um título dessa escola que nesta madrugada o pessoal cantou "É campeã! É campeã!"
A relação entre a Globo e a Beija-Flor ainda é um mistério para mim. Talvez seja porque era a escola de coração de Roberto Marinho (infelizmente a coisa funciona assim no jornalismo nacional). Só sei que o público da Sapucaí não cai sempre nessa conversinha dos jornalistas. E só sei que não aguento mais ver esse excesso de Beija-Flor na maior emissora do Brasil.

2 comentários: