domingo, 14 de fevereiro de 2010

Futebol e marketing

Minha matéria que saiu na última quinta-feira, no Caderno Classificados, no Hoje em Dia:

EM CAMPO PARA GOLEADA DO DESEMPENHO

Em ano de Copa do Mundo, o futebol é uma grande fonte de inspiração, até mesmo no mercado de trabalho. A Academia de Marketing, empresa paulistana especializada em treinamentos corporativos, criou um jogo inspirado no universo da bola, com objetivo de desenvolver estratégias de negócios dentro de ambientes empresariais visando melhorar o desempenho de funcionários e executivos.
Chamado de Planeta Futebol, o jogo é uma dinâmica que se apropria das características do fascinante mundo da compra e venda de jogadores para trabalhar qualidades como definição de estratégias, noções de mercado, negociação, planejamento, proatividade, liderança entre outros. A versatilidade dessa dinâmica possibilita sua aplicação em empresas de qualquer segmento de atividade, preparando as pessoas para vencer pelos campos do mundo dos negócios.
"Nós percebemos que é muito melhor fazer as pessoas vivenciarem as situações do meio corporativo do que apenas falar em uma palestra. E usamos o esporte como analogia porque muita coisa que acontece no universo do futebol se assemelha à vida empresarial”, conta Mário Cunha, dono da Academia de Marketing e criador do jogo.
De acordo com ele, tendo o futebol como pano de fundo, pode-se trabalhar, com os participantes, uma melhor capacidade analítica e uma visão do todo por parte dos participantes. “No esporte, é preciso definir bem a estratégia e objetivo para ser bem-sucedido. A presença do técnico na beira do campo, mudando o time conforme a necessidade, é a maior prova da complexidade do futebol”, diz Cunha, que vê nas pessoas um grande interesse pelo assunto, especialmente em tempos de Copa do Mundo.
A dinâmica consiste na negociação entre dois grupos: de um lado, os cartolas que detêm os passes de jogadores; do outro, técnicos que precisam montar seus times com os melhores jogadores. O número de participantes de Planeta Futebol é ilimitado. Quanto mais pessoas participarem, mais grupos de cartolas e técnicos terá na brincadeira.
Depois da definição de estratégias por parte de cada grupo (com no máximo cinco integrantes), acontece uma grande rodada de negociações entre técnicos e dirigentes. Estes possuem os jogadores, enquanto aqueles detêm o dinheiro. Ganham os dirigentes que tiverem melhores rendimentos e os técnicos que montarem os melhores times.
"Os nomes dos jogadores são fictícios e o talento deles é medido por saldo de gols. Mas cada um tem performances diferentes nos diversos pontos do mundo. Assim, os técnicos precisam montar o time observando quais são os melhores jogadores para o lugar que escolheram para sediar suas equipes. Um jogador que tem boa performance na África talvez não seja bom para a Europa”, explica Cunha, que além de executivo da área de marketing, é professor na professor da FGV, IBMEC e FAAP.
Todos os funcionários podem brincar
Os eventos são realizados, normalmente, em salas de hotel ou espaços para convenções, já que não é necessário investir numa infraestrutura específica para a dinâmica. “O grande barato é observar a negociação entre todas as equipes. Ver como foi a tomada de decisão, como fica a divisão de tarefas, como os técnicos montaram seus times a partir da variedade de propostas que existem nas diversas equipes de dirigentes”, conta.
No final da dinâmica, todos os participantes se reúnem numa grande conversa, quando refletem sobre o que aprenderam com o jogo e como poderão aplicar isso no cotidiano. Além disso, duas equipes – uma do lado dos dirigentes, outra do lado dos técnicos – são escolhidas como vencedoras do Planeta Futebol. “Vemos junto a eles o que foi eficiente ou não nas negociações. O que pode ser melhorado, o que faltou no planejamento, as consequências de quando vamos com muita sede ao pote. Depois vemos o que pode ser levado para a vida profissional”, afirma Cunha, lembrando que o jogo pode ser usado para vários tipos de públicos (executivos, gerentes, supervisores, estagiários, setor de vendas etc.)
Criado em 2008, o Planeta Futebol já foi realizado em mais de 50 empresas. Fevereiro, considerado um mês ruim para o mercado de treinamento, o jogo está sendo aplicado pela Academia de Marketing em três grandes empresas. Além de São Paulo, a dinâmica já foi aplicada em Buenos Aires, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte.
Empresa criou mais 8 jogos corporativos
O retorno das empresas onde o Planeta Futebol já foi aplicado é bastante positivo, segundo Cunha. “Os empresários gostam, porque o jogo provoca as pessoas a agirem e a fazerem suas próprias reflexões. Errar no jogo e ter a oportunidade de voltar atrás é um exercício que traz muitos bons resultados”, conta o profissional de marketing, que verificou mudanças significativas nos quadros de funcionários de seus clientes logo nas semanas seguintes à aplicação da dinâmica.
Além do Planeta Futebol, a Academia do Marketing trabalha com outros oito jogos corporativos, que abordam tanto os aspectos estratégicos (gestão, planejamento, produtividade), como os comportamentais (atitudes, postura, trabalho em equipe e competências específicas). Há opções de 4 e 8 horas de dinâmica.
Além de ensinar aos participantes vários aspectos fundamentais para o desenvolvimento corporativo, os jogos também podem ser divertidos, provocando descontração entre colegas de trabalho. No jogo A Caça, por exemplo, as pessoas integram a simulação de um safári, enquanto o Missão Infalível transforma os participantes em agentes de segurança antiterrorista, especializados em desarmar bombas.
Entre as dezenas de clientes que apostam nesses jogos, estão grandes bancos, indústrias, rede de hotel, redes de ensino etc. Informações sobre as outras dinâmicas podem ser encontradas no site www.academiademarketing.com.br. Nesse endereço, é possível também assistir a vídeos realizados durante a aplicação dos jogos.

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