sábado, 21 de novembro de 2009

Diário da mamãe - Parte 28

Estava assistindo a um programa na Rede Minas chamado "Papo de Mãe". Um assunto dominava a pauta da atrãção: parto. Falou-se sobre doula, parto normal, partos feitos por policiais, acompanhamento dos pais etc.
Acho engraçado que esse assunto gere tanta conversa. O meu parto foi tão simples que não enxergar alguma complexidade em relação a isso, sejam as frescuras que levam ao parto cesariano, sejam as frescuras do parto natural.
Para se ter um filho, não é preciso gastar rios de dinheiro, não é preciso fazer um megaplanejamento. Afinal, como será o seu parto, só Deus sabe. A minha irmã não tinha plano de saúde, mas fez questão de ter seu filho em hospital particular e com parto normal. Gastou uma nota com quarto, anestesista e todo o blablablá de um hospital. Tudo para ter o parto dos sonhos. Mas a vida lhe preparou uma cilada e a dilatação não veio. Pedro teve sofrimento fetal e a Thais teve de encarar uma cesária de emergência. Um enorme sofrimento.
Já eu, que tinha plano de saúde, preferi ter a Catarina em hospital público, por desejar o parto normal (coisa muito rara em hospitais particulares). Como acho que o parto depende da mulher e não do médico, não fiz questão de pagar a minha ginecologista para que fizesse o parto. Não vi problema nenhum em ter de encarar o plantão. Mas frente a essa decisão, tive que escolher bem o hospital. Optei então pelo Hospital das Clínicas, onde haveria o incentivo para o parto normal e onde haveria um quarto particular bancado pelo plano de saúde. Além disso, por lá não haveria uma pressão xiita como há no Sofia Feldman, por exemplo. No HC, não há nada muito diferente como uma banheira. Melhor assim. Sinceramente, sou mais a anestesia do que o chiquérrimo parto na água.
Minha escolha não podia ser melhor. Não gastei nada além das mensalidades do plano e tive o parto dos sonhos: rápido e com profissionais de excelente qualidade ao meu redor. E ainda tive a melhor doula do mundo: minha mãe. Nada como ter uma mulher que sabe como são as dores das contrações ao seu lado para tornar tudo mais fácil.
Como disse a uma amiga grávida semana passada: quando se trata de gravidez e parto, quanto mais simples, melhor. Nada de frescura ou muitas preocupações.

Um comentário:

  1. obrigada por me colocar como a melhor doula do mundo!!!! vc também realizou o meu grande sonho que era assistir um parto normal... e imagina a emoção de realizar o sonho com o parto de sua filha!!! foi maravilhoso.... e vc está sendo uma ótima mãe... continue assim....

    ResponderExcluir