sábado, 25 de julho de 2009

Cartola e Caetano


Para você, quem é o maior compositor da história da MPB? A maioria das pessoas que conheço logo respondem Chico Buarque. Este é genial, sem sombra de dúvidas, mas tenho outras preferências.

Na verdade, para mim, pelo menos dois artistas estão acima do Chico: Cartola e Caetano Veloso.

O primeiro, porque era semianalfabeto, sem qualquer educação refinada, mas capaz de criar sambas extremamente requintados e, ao mesmo tempo, acessíveis aos populares. "O Mundo É um Moinho" e "As Rosas Não Falam" são composições que surpreendem por seu apuro linguístico e musicalidade.

Já Caetano, embora seja muitas vezes um mala-sem-alça que dá pitacos onde não é chamado, nos brindou inúmeras vezes com canções belíssimas e impressionantes. "Sampa" é a minha preferida. Como pode uma música ser tão bela ao descrever as características de uma megalópole? "Tropicália", "Alegria Alegria", "Qualquer coisa"... são vários os exemplos de composições impactantes. Prefiro Caetano a Chico por duas razões: suas músicas são mais complexas e líricas (o Chico é bem direto sempre) e a Tropicália, movimento musical que quebrou os parâmetros da esquerda burra. Além disso, Caetano não vive do passado, está sempre em busca de novidades e é bastante antenado. Já citou de Racionais a funkeiros em seus discos e shows. Relembrou a música brega do ótimo Peninha com "Sozinho" (ao ponto de me deixar p. da vida com o tanto que a música bombou). Embora seja superintelectual, ele sabe como transitar em todas as áreas.

Mas há tantos outros que adoro: Gilberto Gil (meu grande ídolo, símbolo de inteligência, cordialidade e amabilidade); Milton Nascimento ("Travessia" é a música perfeita para momentos de depressão); Chico Science; Arnaldo Antunes (longe da Marisa Monte); Zé Ramalho; Raul Seixas; Cazuza; Zeca Baleiro; Roberto e Erasmo; Zélia Duncan; Rita Lee; Lenine e Renato Russo. Será que esqueci de alguém?

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. O que faz de Caetano um gênio é sua capacidade de buscar sempre o novo. De nunca envelhecer, apesar dos quase 70 anos. O novo disco Zii & Zie é maravilhoso e está muito à frente de nosso dias.

    ResponderExcluir
  2. Meus queridos,desculpe discordar de suas opniões mas sinceramente Caetano para chegar aos pés do Chico Buarque tem que comer muito arroz com feijão,há genialidade em ambos mas Caetano é um cara que vive do sucesso as custas de outros como do movimento da tropicália por exemplo e atualmente com seus "rockzinhos" medíocres. Caetano veloso não produz mais nada escreve no máximo uma musiquinha ali e outra aqui e faz regravações com outros arranjos e tenta viver da mídia fazendo declarações polêmicas por exemplo sobre o presidente Lula,quando na verdade algum tempo atrás ele era um Lulista assim como outros,enfim o que e quero dizer é que se pegar-mos a tarjetória de cada um dentro da música brasileira veremos que Chico Buarque produziu MUITO mais que o Caetano e além disso o Chico não vive de mídia,muito pelo contrário foge dela. E a respeito de Cartola esse sim é um dos caras da nossa música por toda a sua genialidade de uma pessoa que não tinha nada, veio do nada, fez sucessos com suas canções emblemáticas e sem nenhuma instrução como foi citado acima.

    ResponderExcluir