quinta-feira, 23 de julho de 2009

Contrariando Sarney

Quando conheci São Luis, descobri que nem todo maranhense gosta da família Sarney. Contaram-me que a capital é chamada de Ilha Rebelde, porque seus moradores não aceitam o coronelismo do interior. Tanto que ouvi várias histórias sobre as "maldades" do Sarney - inclusive, de que o valiosíssimo lustre de cristal do teatro municipal havia sido roubado e se encontrava no palacete do nosso ex-presidente. Lá, também li um jornal anti-Sarney, bastante consistente.
Naquele ano, Roseana Sarney perdeu a eleição - para minha feliz surpresa. Mas ela logo deu um jeito de reverter a situação e tirar o Jacques Wagner do poder. Parecia que ninguém nunca poderia confrontar a família mais poderosa do nordeste brasileiro.
Mas não é que agora está saindo nos jornais o que todo mundo já sabia? Finalmente, alguns políticos e a imprensa resolveram desafiar o poder do coronel maranhense. O que aconteceu para que isso finalmente viesse à tona, não sabemos. Mas admito que acho estranha essa exposição deste homem tão poderoso, que muda seus apoios conforme o momento. O importante é estar no poder, seja ao lado dos militares, dos tucanos ou do PT.
O Maluf não foi preso, nem qulaquer outro grande calhorda da política brasileira. Por isso, sei que Sarney e seus parentes sairão totalmente ilesos da situação. Mas certamente não estão dormindo tão tranquilamente. Só de conseguirmos cutucá-los, já podemos comemorar.

Um comentário:

  1. Eu fico feliz que os brasileiros tenham ficado mais rebeldes quanto a esses coronéis. O próprio ACM sofreu uma derrota política na Bahia antes de morrer. No caso do Sarney não consigo dizer o que aconteceu pra abrirem a caixa de pandora dele logo agora. Seja o que for, ótimo, quero que esses coronéis todos se explodam!

    ResponderExcluir