terça-feira, 28 de julho de 2009

Governo: gastar ou investir?

Sinto-me incomodada ao ver sempre o mesmo ponto de vista nas reportagens de economia espalhadas no jornalismo brasileiro. Há uma crítica muito intensa aos gastos do governo que cresceram bastante nos tempos de crise - para muitos, este seria um momento para apertar o cinto.
Eu, na contramão do senso-comum, fico feliz em ver que o governo está colocando dinheiro no mercado com projetos sociais, empregos e redução de impostos. Em tempos de crise, a obrigação do Estado é incentivar o consumo e não guardar recursos, como a maioria imagina.
Depois da crise de 1929, os Estados Unidos só se recuperaram depois das transformações apresentadas pelo presidente Roosevelt. Para ele, a primeira ação contra a Grande Depressão deveria ser a geração de empregos. Obras públicas, incentivo à pesquisa e à atividade intelectual, aumento do crédito foram algumas ações deste homem que entrou para a história como o maior estadista que já ocupou o posto de presidente dos Estados Unidos. O governo Lula tem feito o mesmo e, por isso, sentimos tão pouco a crise. Os carros continuam sendo muito vendidos, as pessoas continuam investindo em eletrodomésticos, o mercado imobiliário continua forte, a construção civil está a mil. A siderurgia e a mineração estão afetadas, claro. Mas evitar os efeitos da crise mundial para esses setores seria uma tarefa difícil até mesmo para os melhores economistas do mundo.
Ah. Aproveito para falar sobre o quanto fiquei feliz em ver hoje o pronunciamento do ministro das Minas e Energia dizendo que o programa Luz para Todos haveria chegado para 10 milhões de pessoas. Quem já conversou com algum beneficiado por esse programa sabe o quanto isso trouxe mudança para a vida das pessoas. Pessoas que esperaram a vida inteira pela energia elétrica agora podem ter geladeira e televisão. Eu vi isso chegar até umas casinhas simplérrimas em meio aos Lençóis Maranhenses (num local que fica a uma hora de lancha da cidade mais próxima) há mais de três anos e fico feliz em ver que esse programa continua crescendo. E para quem acredita que o Luz para Todos é demagogia, aconselho ficar 24h sem energia elétrica. Já se imaginou vivendo sem geladeira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário