quinta-feira, 4 de março de 2010

"Queime antes de ler"

Semana passada, fui à locadora. Peguei três filmes, entre eles "Queime Depois de Ler". Numa pequena titubeada, pensando se deveria levar tantos títulos, a moça me aconselhou: "Não leva esse não. todo mundo odeia. Já me falaram que é 'queime depois de ver'. Nem quis assistir depois que ouvi tantas críticas". Como não dou a mínima para comentários em locadoras de bairro (só ouço opiniões se estiver na Videomania, ótima locadora em Lourdes), levei o filme mesmo assim.
Ainda bem. Os irmãos Cohen nunca me decepcionam. Ainda mais nessa obra que me lembra muito a Fargo, um dos meus títulos preferidos. Tudo em "Queime Depois de Ler" funciona bem: direção, atuação, roteiro... Mas realmente não é uma obra para qualquer espectador. Se a pessoa prefere filmes poucos instigantes, que repetem as fórmulas supermaisquebatidas de Hollywood, certamente ficará decepcionada com uma pérola dos Cohen.
O grande erro, na verdade, está na capa do DVD. Além de estampar fotos de artistas megapopulares como Brad Pitt e George Clooney, a capa exibe a "melhor comédia do ano". Quem lê uma frase dessas está em busca de gargalhadas - e esse não é perfil do humor negro dos Cohen. As situações do longa-metragem são tragicômicas, absurdamente ridículas (embora críveis), mas não rendem gargalhadas. Mas isso não é problema para um apaixonado por roteiros bons e surpreendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário