quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Yes, nós temos Heródoto!


Notícia da semana no meio jornalístico: Lilian Witte Fibe sai do "Roda Viva"; quem assume é Heródoto Barbeiro. A minha pergunta é: por que ele não assumiu esse posto antes? Por que tivemos que aturar aquela figura mega estranha num programa tão importante da TV?
Fiquei feliz demais com a notícia. Heródoto é o cara. Segue release da TV Cultura:
Bacharel em História, Direito e Jornalismo, e mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP), Heródoto foi professor de História por quase 30 anos antes de enveredar pelo jornalismo.
Na década de 80, comandou o programa Vox Populi na TV Cultura, por alguns meses. Em 1992, Heródoto retornou à emissora, onde permanece até os dias atuais, passando por diversos programas, Jornal da Cultura, Opinião Nacional, 60 Minutos, o Cesta Básica, o Balanço Social e o próprio Roda Viva (entre 1994 e 1995).
Âncora do Jornal da CBN, Heródoto também assina colunas em diversos jornais do interior paulista, nas revistas Gol Futebol Clube e Conselho Regional de Enfermagem, além de manter sempre muito atualizado o blog do Barbeiro. É autor de livros na área de treinamento para empresas, jornalismo, história e religião, como Meu Velho Centro, Fora do Ar, Manual de Telejornalismo e Buda – O Mito e a Realidade. Graças à sua competência e credibilidade, Heródoto Barbeiro conquistou muitos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles, APCA, Comunique-se e Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.
Essa passagem de oito meses de Lilian pelo "Roda Viva" é a prova de que ser apresentador deste programa é um dos cargos mais complexos do jornalismo nacional. A pessoa tem que saber de tudo: de economia a cinema, de política a literatura portuguesa. Como Lilian só entende de economia, ela ficava mais perdida do que cego em tiroteio. A entrevista com Fernando Meirelles (meu Deus!) foi tenebrosa - não apenas por causa de Lilian, claro. Coitada do nosso supercineasta.
Heródoto este à frente de algumas das principais entrevistas do programa. O cara conhece muito bem a dinâmica do "Roda Viva".
Tenho certeza que o programa volta agora a ser peça fundamental para o meu crescimento intelectual.

2 comentários:

  1. Lilian não foi feita pro Roda Viva mesmo....

    ResponderExcluir
  2. O caro Wellington Srbek, do ótimo blog Mais Quadrinhos, tentou postar um comntário aqui, mas não conseguiu. Aí me mandou por email:

    Não só "mega estranha", mas mal-educada e desinformada, além de pouquíssimo simpática. Eu parei de sequer conferir o programa nos últimos tempos. Depois do David Lynch e do Fernando Meirelles eu falei: 'eh, os convidados podem ser interessantes, mas não dá para aturar a voz dessa mulher.' Aí desisti do Roda Viva. Mas agora volto, porque o Heródoto é ótimo.
    Valeu por divulgar a notícia, Cinthya!
    W.S.

    ResponderExcluir